Ciclo de Debates Urgentes

De modo a proporcionar uma formação complementar a estagiários e gestores foi concebido o Ciclo de Debates Urgentes, ambiente especialmente voltado para o pensamento reflexivo e crítico acerca dos grandes temas e desafios pelos quais passa a sociedade contemporânea. Nesse sentido, a programação se estrutura em assuntos que perpassam questões ambientais, de gênero, saúde mental, inovação e criatividade, dentre outros apresentados por especialistas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras.

O Ciclo de Debates Urgentes será realizado por meio das salas virtuais via Google Meet, com transmissão pelo perfil oficial do Programa de Estágio no YouTube, com periodicidade bimestral.  Os encontros  terão uma equipe composta por um (01) apresentador, (01) um palestrante e (02) dois mediadores de contexto.


5ª Palestra: A palestra aconteceu com o palestrante Prof. Doutor Mateus Abrita, e mediação do Prof. Pós-Doutor Leandro Sauer, que abordaram sobre “A dinâmica dos arranjos produtivos locais nos municípios do Mato Grosso do Sul e sua relação com o Corredor Bioceânico“.

Mateus Abrita é professor e efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e coordenador de inteligência de dados na Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo da Governadoria do Estado de Mato Grosso do Sul. Fez graduação, mestrado e doutorado na área de Economia.

Leandro Sauer atua como superintendente de inteligência de dados da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo da Governadoria do Estado de Mato Grosso do Sul, possui graduação em Matemática, aperfeiçoamento em Estatística Matemática, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Pós-doutorado em Administração.

4ª Palestra: O debate teve como o tema “Comunicação Não Violenta – CNV” com a presença de Ana Maria Pacetti.

Ana Maria Pacetti é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e atualmente faz mestrado em Planejamento Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. Trabalhou como trainee de Inovação em Gestão Pública pela Vetor Brasil na Secretaria do Estado da Justiça do Espírito Santo. É estudante da Comunicação-Não-Violenta há quatro anos, tendo feito cursos especialistas como Tom Bond, Carolina Nalon e Dominic Barter.

3ª Palestra: O debate teve como o tema “Empreendedorismo e Inovação” com a presença das empreendedoras Helena Grundig e Isabel Opice.

Helena Grundig é Empreendedora Cívica, Mestra em Gestão de Políticas Públicas, Especialista em Direito Público, Urbanista e possui mais de 12 anos de experiência tanto na iniciativa privada como no setor público e terceiro setor. Lidera programa, projetos e políticas públicas focadas em desenvolvimento territorial e sustentabilidade socioeconômica. Foi Coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, ex-diretora da Agenda Pública e consultora em gestão e coordenação de projetos multissetoriais em territórios e comunidades vulneráveis e impactadas por grandes empreendimentos, junto a empresas como Vale, Samarco e CSP. Atua também junto a organismos multilaterais como ONU-Habitat e BID. É membro da RAPS e coordenadora do Núcleo Climate Reality Project.

Isabel Opice é Co-fundadora e Diretora de Operações da ImpulsoGov. Formada em economia pelo Insper, é mestre em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Governo do Estado de São Paulo com parcerias público privadas e projetos de inovação e no Instituto Ayrton Senna com pesquisas analíticas sobre educação.


2ª Palestra: O debate trabalhou o tema “Identidades, Igualdades e Diferenças” com a orientação do Professor Doutor Thiago Duque e as mediadoras Erislaynne Maria Silva Santos e Katiuscia Kintschev.

Tiago Duque é professor na Faculdade de Ciências Humanas (FACH) e no Mestrado em Educação do Campus Pantanal (PPGE/CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenador do Impróprias – Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças. Está como coordenador do GT 23 – “Gênero, Sexualidade e Educação” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste (ANPED-CO). Lidera o Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. É bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq).

Erislaynne Maria Silva Santos é graduada em Psicologia pela Faculdade Educacional de Araçatuba. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (FCL-UNESP). Possui experiência na atuação clínica e em palestras. Dedica-se atualmente à clínica e aos estudos ancorados na Psicanálise e Interseccionalidade abordando temas como: Psicanálise/Educação, Processos de subjetivação e parentalidade e; Racismo sob o referencial teórico da psicanálise.

Katiuscia Kintschev é psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui experiência em teatro aplicado à prática clínica com pessoas em situação de vulnerabilidade. Atuante na prática e formação psicanalítica desde 2006. Participante do grupo de estudos e pesquisa: Aspectos Psicossociais, Históricos e Culturais na constituição da subjetividade/gênero e psicologia GEPAPHCS/ GENPSI. Cursa mestrado no programa de pós-graduação em Psicologia (PPGPSICO) da Faculdade de Ciências Humanas pela UFMS.


1ª Palestra: Abertura do Ciclo de Debates Urgentes com a presença do especialista Professor Doutor Tiago Ravanello para a apresentação do tema “Saúde Mental no presente e os sonhos de um futuro profissional”.

Tiago Ravanello é Membro do Corpo Freudiano, pós-doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em teoria psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendo parte de seu doutorado sido realizada na Université de Paris-X (Nanterre), e psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Luciene Ferreira Sores é Supervisora Suplente pela Segov, pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1994) e psicóloga pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2010). Atualmente é Analista Praticante pela Escola Brasileira de Psicanálise e efetivo concursada – Secretaria de Estado da Fazenda de MS.

Thais Pimenta é jornalista formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), turma de 2014-2015. Trabalhou como repórter em diversos veículos de comunicação de Campo Grande, desde revistas e jornais impressos, como a Revista Mood Life e o Jornal O Estado, até portais jornalísticos, como o Campo Grande News. Tem experiência como redatora de mídias sociais, atendendo empresas e profissionais a nível nacional. Atuou como assessora de imprensa na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e realizava ações pontuais de Comunicação junto a grupos e eventos culturais. Atualmente faz parte da Ascom da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) atendendo exclusivamente ao projeto Programa de Estágio e outras pastas da Fundação.