Ciclo de Debates Urgentes

De modo a proporcionar uma formação complementar a estagiários e gestores foi concebido o Ciclo de Debates Urgentes, ambiente especialmente voltado para o pensamento reflexivo e crítico acerca dos grandes temas e desafios pelos quais passa a sociedade contemporânea. Nesse sentido, a programação se estrutura em assuntos que perpassam questões ambientais, de gênero, saúde mental, inovação e criatividade, dentre outros apresentados por especialistas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras.

O Ciclo de Debates Urgentes será realizado por meio das salas virtuais via Google Meet, com transmissão pelo perfil oficial do Programa de Estágio no YouTube, com periodicidade bimestral.  Os encontros  terão uma equipe composta por um (01) apresentador, (01) um palestrante e (02) dois mediadores de contexto.


1ª Palestra: Abertura do Ciclo de Debates Urgentes com a presença do especialista Professor Doutor Tiago Ravanello para a apresentação do tema “Saúde Mental no presente e os sonhos de um futuro profissional” – uma das maiores dificuldades na vida acadêmica é a estranha sensação de termos que caminhar o tempo todo olhando para o chão e para o horizonte ao mesmo tempo. Uma formação universitária não deixa de ser uma forma de sonhar a si mesmo, de projetar um futuro, de pensar uma forma de tornar-se alguém. Isso coloca muitas questões aos estudantes, por exemplo: como lidar com o cotidiano, como encarar a si próprio para que esse sonho se concretize? E, ao mesmo tempo, o que fazer com o medo e a insegurança de que essa imagem projetada de si mesmo não venha a se realizar? Para pensar em respostas possíveis a essas perguntas, precisamos nos interrogar sobre os nossos desejos e aspirações, sobre como eles podem nos mover, mas também, em como lidar com o que deixamos para trás de nós mesmos.

Tiago Ravanello é Membro do Corpo Freudiano, pós-doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em teoria psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tendo parte de seu doutorado sido realizada na Université de Paris-X (Nanterre), e psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Luciene Ferreira Sores é Supervisora Suplente pela Segov, pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1994) e psicóloga pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2010). Atualmente é Analista Praticante pela Escola Brasileira de Psicanálise e efetivo concursada – Secretaria de Estado da Fazenda de MS.

Thais Pimenta é jornalista formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), turma de 2014-2015. Trabalhou como repórter em diversos veículos de comunicação de Campo Grande, desde revistas e jornais impressos, como a Revista Mood Life e o Jornal O Estado, até portais jornalísticos, como o Campo Grande News. Tem experiência como redatora de mídias sociais, atendendo empresas e profissionais a nível nacional. Atuou como assessora de imprensa na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e realizava ações pontuais de Comunicação junto a grupos e eventos culturais. Atualmente faz parte da Ascom da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) atendendo exclusivamente ao projeto Programa de Estágio e outras pastas da Fundação.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.