O Programa de Estágio do Governo de MS disponibilizou o segundo relatório trimestral, referente aos meses de maio, junho e julho de 2024. O documento detalha as principais atividades realizadas pelo programa, incluindo a exibição dos episódios de rádio “A Máquina por Dentro” e do Ciclo de Debates Urgentes, além de dinâmicas em grupo como as Rodas de Conversas e reuniões do Conselho Deliberativo.
O relatório também apresenta os resultados do Monitoramento e Avaliação Trimestral do Plano de Trabalho, a Avaliação dos Gestores sobre o desempenho dos estagiários e a Avaliação dos Estagiários sobre seus gestores. Além disso, são fornecidos dados sobre a situação atual do quadro de estágio, como o número de estagiários atendidos, as unidades gestoras estaduais e os municípios que possuem estagiários, bem como informações sobre a divulgação, registro e comunicação do programa.
O objetivo desse extrato é medir e divulgar as ações realizadas e os resultados do monitoramento e avaliação do período. Após a conclusão, ele é apresentado aos parceiros do programa e disponibilizado publicamente no site oficial do Programa de Estágio do Governo de MS (para acessar, clique aqui), permitindo à sociedade acompanhar as iniciativas e analisar os impactos gerados para gestores e estagiários, possibilitando avaliações e atualizações necessárias.
Resultado da Avaliação Trimestral do Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho é um documento elaborado pelo gestor, com a colaboração do estagiário, que engloba um conjunto de atividades relacionadas à área de formação do acadêmico. Essas atividades devem ser realizadas pelo estagiário ao longo de um período de 12 meses.
É uma ferramenta importante para orientar e acompanhar o desenvolvimento do estagiário durante o programa. Referente aos meses de maio, junho e julho de 2024, foram realizados 194 projetos, desses 105 foram concluídos. Ao longo do período, 306 processos tiveram andamento.
Resultado da Avaliação Trimestral do Gestor
Os dados dessa avaliação são fundamentais para entender o desempenho dos estagiários e a eficácia do programa, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
No último trimestre, aproximadamente 77% dos gestores responderam ao formulário de avaliação, totalizando 81 dos 105 gestores participantes do Programa de Estágio do Governo de MS. Entre os 189 estagiários cadastrados, 81 foram avaliados, representando 43% do total. Vale destacar que alguns gestores supervisionam mais de um estagiário. Os itens avaliados foram:
Cumprimento de prazos: Dos 81 estagiários avaliados, 65 sempre cumprem as atividades dentro do prazo, 13 cumprem frequentemente e 3 cumprem ocasionalmente.
Qualidade e eficiência: 63 estagiários sempre desenvolvem as atividades com qualidade e eficiência, 15 frequentemente e 3 ocasionalmente.
Colaboração e trabalho em equipe: 61 estagiários sempre agem de forma colaborativa e construtiva em equipe, 13 frequentemente e 7 ocasionalmente.
Iniciativa e proatividade: 58 estagiários sempre demonstram iniciativa e proatividade no ambiente de trabalho, 10 frequentemente, 9 ocasionalmente e 4 nunca demonstram.
Inovação e propostas de melhorias: 52 estagiários sempre propõem alterações inovadoras no processo de trabalho, 15 frequentemente, 11 ocasionalmente e 3 nunca propõem.
Resultado da Avaliação Trimestral do Estagiário
O resultado dessa avaliação permite o programa analisar se o ambiente de trabalho é saudável, se os estagiários estão obtendo desenvolvimento profissional e se estão sendo valorizados, além de possibilitar medir a transparência e confiança no programa.
Dos 189 estagiários que participam do Programa de Estágio do Governo de MS, 113 responderam ao formulário, representando 60% do total. Os seguintes itens foram avaliados:
Contribuição das atividades para a formação profissional: 88 estagiários concordam totalmente que as atividades desenvolvidas contribuem para o aprimoramento de sua formação profissional, 16 concordam parcialmente, 6 são neutros e 3 discordam.
Adequação das condições de infraestrutura: 82 estagiários concordam totalmente que as condições de infraestrutura colocadas à sua disposição são adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho, 28 concordam parcialmente, 2 se posicionaram como neutros e 1 discorda.
Articulação das atividades com o plano de trabalho: 99 estagiários concordam totalmente que as atividades desenvolvidas estão articuladas ao seu plano de trabalho, 8 concordam parcialmente, 5 foram neutros e 1 discorda.
Integração com a equipe do setor: 98 estagiários se sentem totalmente integrados, 11 parcialmente, 3 são neutros e 1 não se sente integrado.
Conciliar estágio com o curso: 94 estagiários conseguem conciliar totalmente, 13 parcialmente, 4 são neutros e 2 não conseguem.
Resultado das avaliações
Conclui-se com os resultados que há uma evidente adesão dos gestores e estagiários no preenchimento do formulário de avaliação e que há uma majoritária satisfação dos gestores em relação à conduta e participação dos estagiários em seus ambientes de trabalho. Nota-se ainda que há nítida satisfação dos estagiários com relação às condições gerais para o cumprimento do estágio.
Considerando o objetivo estratégico vinculado ao programa de Estágio do Governo de MS que é proporcionar aprendizagem, experiência profissional, cidadania e bons relacionamentos, com o resultado apresentado, fica evidente que há necessidade de continuar aprimorando e monitorando a relação entre o gestor e estagiário para alcançar a excelência na comunicação, ambiente de trabalho e experiência profissional.
Situação atual do Programa de Estágio de Mato Grosso do Sul
Atualmente o Programa de Estágio atende 189 graduandos do Estado de Mato Grosso do Sul, provenientes de 5 Instituições de Ensino diferentes (UCDB, UEMS, UFGD, UFMS, UNIDERP-ANHANGUERA), parceiras do programa, atendendo a 34 Órgãos Estaduais distribuídos em 6 municípios (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas).
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Programa de Estágio
O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Renata Brum, Comunicação Segem