Elaboração de Indicadores

Conforme proposto pelo material didático desta especialização, o curso apresentou uma sistematização das noções básicas para construção, uso e interpretação de indicadores socioeconômicos e discutir as potencialidades e limites da sua aplicação nas diversas etapas do ciclo de formulação e avaliação de Políticas Públicas no Brasil. Ao apresentar as diferentes fontes de dados, pesquisas, relatórios sociais e sítios de informação estatística e indicadores procuramos oferecer a você os insumos básicos para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos abrangentes que subsidiem a proposição de programas sociais, bem como permitir a construção de sistemas de indicadores que viabilizem o monitoramento contínuo da ação governamental.


Professora Doutora Luciana Ferreira da Silva – UEMS

Docente pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 1998, vinculada ao curso de Engenharia Ambiental e ao Curso de Especialização em Gestão Pública. Também leciona na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) desde 2011, atuando no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, na área de Bioeconomia. Participa também como docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão Agroindustrial da UNIDERP. Graduou-se em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro em 1997, concluiu o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília/ UnB em 2001 e o Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2007.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.