APRESENTAÇÃO

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que visa propiciar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação para os gestores estaduais que receberam os estagiários em suas respectivas pastas. O Programa é realizado pelo Governo do Estado do MS, por meio da Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT e Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), em parceria conveniada com as Universidades Federal (UFMS) e Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Com forte apelo na qualificação, foi concebida uma programação que agrega uma série de cursos destinados aos acadêmicos e gestores que irão acompanhar os estagiários. O objetivo é potencializar a aprendizagem de modo a enriquecer os currículos dos universitários, além de contribuir para o aprimoramento dos fluxos da máquina pública. 

O Programa contempla 250 (duzentas e cinquenta) vagas de estágio para atender às demandas de organizações públicas do MS, dentre as quais Fundações, Agências e Secretarias do Estado. Podem participar estudantes dos níveis de ensino superior regularmente matriculados e com frequência efetiva em instituições de ensino oficial, que fazem parte do CRIE/MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino de Mato Grosso do Sul) e compreendem as seguintes universidades:

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Universidade Católica Dom Bosco – UCDB
  • Universidade Uniderp-Anhanguera
  • Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Dentre os cursos de graduação atendidos estão: Administração, Agronomia, Arquitetura, Audiovisual, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estatística/Matemática, Fisioterapia, Geografia, História, Informática (cursos afins), Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Turismo e Veterinária.

O processo seletivo foi organizado em duas etapas, ambas eliminatórias:  prova objetiva e curso de qualificação. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os estudantes cumprem uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. O acadêmico também tem direito a auxílio transporte de R$ 200,00.


Conselho Deliberativo

Thaner Castro Nogueira – Supervisor e Superintendente Estratégico (Segov)

Fiscal tributário estadual do concurso de 2006, exerceu a coordenação do Profisco MS e da Unidade de Gestão Estratégica da Sefaz-MS; atuou como professor universitário nas disciplinas de Finanças e Contabilidade Empresarial na Uniderp (Campo Grande/MS) entre 2005 e 2006. Foi presidente da Comissão de Gestão Fiscal (COGEF), entidade vinculada ao CONFAZ, durante o período de 2014 a 2015; superintendente de Gestão Estratégica da SEGOV/MS desde 2015 e Conselheiro do CA da Sanesul desde 2019.

Luciene Ferreira Soares – Supervisora suplente (Segov)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e graduação em psicologia pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2010). Atualmente é Analista Praticante pela Escola Brasileira de Psicanálise e efetivo concursada – Secretaria de Estado da Fazenda de MS.

Fabio Edir Santos Costa – Assessor Especial de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fundect)

Bacharel em Ciências Biológicas (1991), Mestre (1994) e Doutor (1998) na área de Conservação Ambiental e Gestão de Recursos Pesqueiros, UNESP. Atualmente Assessor Especial de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no período de 2011 a 2019. Foi Presidente do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul- CRIE-MS. Presidente da UNIRILA – Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana (2017-2019). Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) de 2005 a 2010. É Coordenador do Laboratório de Ictiologia do Centro de Pesquisa em Recursos Naturais – CERNA/UEMS. É pesquisador associado ao Centro de Pesquisa do Pantanal e ao Instituto Nacional de Áreas Úmidas – INAU-INCT/CNPq. Foi Pesquisador Científico da Divisão de Pesca Marítima do Instituto de Pesca – SAA/SP.

Marta Costa Beck

Marta Beck – Coordenadora (UFMS)

Graduada em Pedagogia, especialista na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, Mestre em Educação e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. No período de 1985 a 2008 atuou na Educação básica como professora, coordenadora e diretora de escola. A partir de 2004 iniciou a docência no Ensino Superior e atualmente é professora Adjunta III, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com dedicação exclusiva. Atua nos Cursos de Licenciatura da UFMS, ministrando as disciplinas de Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.

Luciana Montera – Vice Coordenadora (UFMS)

Graduada (2000) e Mestre em Ciência da Computação (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal de São Carlos (2008) é professora efetiva da Faculdade de Computação da UFMS desde 2009.

Walter Guedes da Silva – Coordenador (UEMS)

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, pós-doutor em estudos fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, com missão científica nas seguintes Universidades: Universidad de Sevilla (Espanha), Universidad Pablo de Olavid (Espanha), Instituto de Estudios y Desarollo de Galícia de la Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (Portugal) e Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (Portugal). É professor do Curso de Geografia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Kátia Cristina Nascimento Figueira – Vice Coordenadora (UEMS)

Possui graduação em História (1987), mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2011) e pós-doutorado em Educação (2020) . Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação no qual é coordenadora. É membro do grupos de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade da UEMS vinculado a Rede de Pesquisa Internacional para a América Latina, Europa e Caribe – ALEC.

Pedro Ortale – Coordenador Estratégico (Fapec)

Músico, Consultor, Produtor Cultural, graduado pela UCDB de Campo Grande, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela Universidade de Brasília-UNB e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação pela UFMS. Já gravou e tocou com artistas como Almir Sater, Renato Teixeira, Alzira Espíndola, Gilson Espindola, Geraldo Roca, Maria Alice, Paulo Simões e Geraldo Espindola. Foi coordenador geral de artesanato da FUNAI em Brasília nos anos de 2007 a 2009. Foi Coordenador Geral do Sistema Nacional de Cultura, Diretor e Secretario substituto da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura durante os anos de 2012 a 2016. Atualmente está Coordenador Estratégico pelo Programa de Estágio


Equipe de Produção

Ana Carolina da Silva – Analista de Projetos e Logística (Fapec)

Assistente Social desde 2018 pela Uniderp e, atualmente, Pós-graduanda em Gestão de Projetos. Também Analista de Projetos e Logística pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura referente ao Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi estagiária da equipe psicossocial do Tribunal de Justiça ( Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS), Educadora Social pela ONG Shalom e Perita Social.

Larissa Adami – Estagiária de Jornalismo (UFMS)

Graduada em Letras desde 2018 pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES) e atualmente está no 7º período do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como estagiária desde 2015 em diversas instituições de ordem pública e privada sendo em sua cidade natal o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Comarca de Jales), a Secretária Municipal de Educação e o Hospital de Amor. Em Campo Grande, fez parte da equipe de produção da Editora UFMS, no Jornal A Crítica e, no momento, integrante da Coordenação e Assessoria de Comunicação do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Thais Pimenta – Jornalista (Fapec)

Jornalista formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), turma de 2014-2015. Trabalhou como repórter em diversos veículos de comunicação de Campo Grande, desde revistas e jornais impressos, como a Revista Mood Life e o Jornal O Estado, até portais jornalísticos, como o Campo Grande News. Tem experiência como redatora de mídias sociais, atendendo empresas e profissionais a nível nacional. Atuou como assessora de imprensa na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e realizava ações pontuais de Comunicação junto a grupos e eventos culturais. Atualmente faz parte da Ascom da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) atendendo exclusivamente ao projeto Programa de Estágio e outras pastas da Fundação.


Lista dos Estagiários:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.